‘Fiz com amor’, diz Ralfe Braga sobre selo comemorativo aos 80 anos do ex-Território Federal do AP


Selo postal está disponível nos Correios. Artista plástico conversou com o g1 e descreveu inspirações e técnicas para produção do trabalho. Selo postal dos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá
Netto Lacerda/GEA
O artista plástico Ralfe Braga foi o criador do selo postal que celebra o aniversário de 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá. O artista conversou com o g1 e descreveu as técnicas e inspirações para a produção do selo comemorativo.
O “Selo Amapá 80 anos” foi baseado em ícones tradicionais que existem no estado ou que possuem grande influência como o Rio Amazonas e a Linha Imaginária do Equador, representada pelo Monumento Marco Zero. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Para nomear o selo como Amapá, Ralfe descreveu que desenhou com uma fonte própria e multicolorida representando a diversidade cultural local.
“Estruturalmente a arte do selo foi criada com essa iconografia da região. Eu tenho uma palavra multicolorida que significa diversidade em fonte original, própria e personalizada. Quando se lê ‘Amapá’, abaixo eu tenho o número 8, que significa infinitude. Ao lado tem o Sol, representativo do 0, que forma 80 anos”, descreveu o artista plástico.
Ralfe Braga durante evento de lançamento do selo postal, no Palácio do Setentrião, em Macapá
Netto Lacerda/GEA
Ralfe explicou ainda que dentro do desenho do Sol, existe o desenho geográfico do mapa do Amapá, além de uma linha sutil que representa a Linha Imaginária do Equador. E todos esses elementos estão sustentados na base pelo desenho do Rio Amazonas.
“Tudo ao que se refere ao meu estado do Amapá, eu faço com muito carinho e com sentimento de amor. O Amapá é um celeiro de grandes artistas. Cada vez que volto eu aprendo mais com os amigos artistas”, disse.
Selo postal criado por Ralfe Braga
Netto Lacerda/GEA
Trajetória
Ralfe Braga detalhou que nasceu em Macapá e morou boa parte da infância no bairro do Trem, na Zona Sul da capital. Artista precisou deixar o estado na época para estudar em Belém, mas depois se mudou para Brasília, onde mora há 40 anos e mantêm um ateliê.
“A minha relação com o Amapá remete à minha infância e adolescência. Eu saí muito jovem do estado e em particular da minha cidade de Macapá. Eu nasci e me criei no bairro do Trem jogando bola na Praça Nossa Senhora da Conceição e ainda jovem tive que sair da minha cidade em busca de formação profissional e acadêmica”, contou.
Selo Amapá 80 anos
O ex-Território Federal do Amapá foi criado no dia 13 de setembro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a Constituição de 1988, o Amapá foi transformado em estado.
O selo postal foi lançado no início deste mês pelos Correios durante programação do governo do Estado. O pedido para a produção do selo foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.