Explosão aconteceu em 1º de novembro de 2021, na Zona Norte da capital. Explosão em posto de combustíveis no Amapá deixa uma pessoa morta e outras feridas
Reprodução/Redes Sociais
A Justiça do Trabalho condenou a empresa responsável pelo posto de combustível onde aconteceu a explosão que deixou 2 trabalhadores mortos a pagar R$ 300 mil em danos morais coletivos ao Amapá. O valor deve ser revertido a projetos sociais desenvolvidos por entidades governamentais ou privadas sem fins lucrativos.
A explosão ocorreu em 1º de novembro de 2021, em um posto de combustíveis na Rua Adilson José Pinto Pereira, bairro São Lázaro, num trecho que é o principal acesso da Zona Norte ao Centro da cidade.
A condenação foi movida dentro de ação civil pública de autoria do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Macapá.
De acordo com o MPT, o acidente aconteceu enquanto os trabalhadores realizavam o serviço de limpeza, descontaminação e estanqueidade de 4 reservatórios de combustível.
“O inquérito constatou que a empresa não havia fornecido equipamento de proteção individual ou coletiva, além de não realizar a medição do nível de vapor de combustível existente no tanque, o que culminou na explosão após a utilização do aparelho de solda”, informou o MPT.
Relembre o caso
A explosão aconteceu em novembro de 2021 e deixou 2 mortos e um ferido. No momento era feita a manutenção de um dos quatro tanques do posto, que estava vazio no momento do trabalho, executado por uma empresa terceirizada contratada pelo estabelecimento.
Vídeo mostra momento da explosão que vitimou 3 pessoas em posto de combustíveis no Amapá
O vídeo acima mostram dois funcionários da terceirizada sobre o tanque, que é subterrâneo, às 20h06. Em seguida, ocorre a explosão vinda de dentro do acesso, que dura cerca de 1 segundo.
O vídeo não mostra a terceira pessoa ferida e nem consegue identificar onde estavam cada um dos atingidos:
Elinaldo Souza Wanzeler, de 30 anos, morreu no local;
Reginaldo Gama Garcia, de 40 anos, veio a óbito horas depois no HE;
Jean Costa Souza, de 43 anos, ficou em observação.
Após a explosão, pessoas que estavam próximas se assustam e visualizam desesperadas o local do acidente.
O Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) foi acionado por volta de 20h30, por uma pessoa que informou da explosão e das vítimas. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuou no combate a novas explosões.
O local foi isolado por várias horas. O posto fica na Rua Adilson José Pinto Pereira, num trecho que é o principal acesso da Zona Norte ao Centro da cidade e que tem grande movimento de veículos e ciclistas.
A explosão mobilizou equipes do CBM, Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A perícia foi acionada para apontar a possível causa
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:
Empresa é condenada a pagar R$ 300 mil de indenização por explosão em posto de combustíveis que deixou 2 mortos em Macapá
Bookmark the permalink.