Na hora de tatuar, não basta só escolher o desenho, também é necessário tomar cuidados para um procedimento seguro. Um estúdio ideal para tatuar com segurança precisa ter uma área organizada.
Freepik
Referências da infância ou família, desenhos delicados ou referências de animais de poder. A tatuagem milenar além de ser arte no corpo, tornou-se uma maneira de eternizar gostos pessoais e lembranças familiares na pele.
As técnicas e estilos evoluíram e atraem cada vez mais pessoas, o que também requer alguns cuidados na hora de escolher o profissional para garantir não só a beleza do desenho mas a segurança com agulhas e tintas na hora de tatuar, a chamada biossegurança.
A biossegurança trata-se daquele momento em que você verá o tatuador abrir um novo kit lacrado de agulhas para iniciar a tatuagem.
É importante observar tal prática que preserva a saúde do cliente e também do tatuador. Por mais que seja um procedimento simples, há manipulação de pele humana utilizando agulhas em contato com sangue e fluidos corporais.
Para quem nunca fez tatuagem e quer ter uma arte no corpo, o tatuador Edricy França, de 40 anos, que trabalha com tatuagem há mais de 10 anos, destaca que a biossegurança é fundamental.
Tatuador Edricy França destaca a importância da biossegurança no procedimento de tatuagem
Edricy França/Arquivo Pessoal
“A gente sempre tenta ter um diálogo com o cliente e a biossegurança é fundamental no meu estúdio ou em qualquer estúdio. Primeiramente, é necessário observar a segurança sobre material e descarte de agulhas, depois a construção da estética e o conceito artístico da tatuagem. Converse com seu tatuador sobre o desenho e tamanho, para definir melhor”, esclareceu.
Depois é só ter mais uma conversa sobre o desenho e começar a sessão que pode ser rápida ou levar horas. Depende do desenho, tamanho e cores.
Ambiente ideal para tatuar
Um estúdio ideal para tatuar com segurança precisa ter uma área organizada e pensada para o atendimento, sem excessos de itens soltos para facilitar a higienização do ambiente. Os materiais não descartáveis como a máquina de tatuagem e a maca devem ser protegidos e isolados com plástico filme PVC ou protetores específicos de uso único.
Após o procedimento todo o ambiente deve passar por desinfecção, incluindo as superfícies como bancadas, cadeira e maca onde você vai deitar ou se apoiar.
Proteção do tatuador e do cliente
Observe ao chegar no estúdio os materiais importantes para o procedimento como: luvas e máscara descartável. É importante o uso desse material durante todo o procedimento, desde a colagem do decalque e preparação da bancada.
É importante saber que qualquer estúdio deve possuir alvará ou licença sanitária expedida pelo órgão competente que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Em Macapá, já existem diversos estúdios de tatuagens dos mais variados estilos, desde o tradicional ao realismo. Escolha o seu e tome todas as medidas de segurança para colocar uma arte no corpo.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Tatuagem e biossegurança: o que é preciso saber para procedimento seguro
Bookmark the permalink.