‘É o jeito dispensar cliente’, diz lavador de carros após desligamento programado de água em Macapá


Serviço iniciou nesta terça-feira (2) e deve limpar e desobstruir todo o sistema de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, segundo a CSA. Baldes não foram suficientes para atender a demanda desta lavagem de carros na Zona Sul de Macapá
Nixon Frank/Rede Amazônica
Iniciou nesta terça-feira (2) o desligamento programado do fornecimento de água em Macapá. Por mais que a ação seja considerada necessária pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), a medida já causa impactos na vida de moradores e comerciantes da capital.
Segundo a CSA, a medida é para limpar e desobstruir todo o sistema de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas e realizar manutenções na Estação de Tratamento de Água de Macapá (Etam).
A previsão é de que 29 bairros da cidade fiquem com o abastecimento prejudicado por até 72h. (Veja a lista dos bairros afetados mais abaixo)
Dificuldades
Roandsson Paes, autônomo
Nixon Frank/Rede Amazônica
Roandsson Paes, dono de uma lavagem de carros, diz que chegou a armazenar água para que as atividades não fossem interrompidas no estabelecimento. Porém, em poucas horas, o líquido já havia esgotado.
“A gente chegou a fazer o armazenamento, mas como é uma autolavagem, acabou. A gente tá esperando voltar a água para a gente voltar ao trabalho”, explicou.
O autônomo ainda relata como a lavagem estava operando antes dos baldes secarem.
“Faz só metade do serviço. Mas normalmente a gente cancela, é o jeito dispensar o cliente”, contou Paes.
Torneiras ficaram vazias em vários bairros de Macapá nesta terça
José Eduardo Lima/g1
Já a professora Danielle da Silva alega que está sem água em casa desde sábado (29). Ela conta que não teria conseguido encher os baldes para se preparar para o desligamento programado.
“Terá interrupção programada e a CSA manda se preparar para a parada. Como pode? Três dias sem uma gota na torneira”, disse a professora.
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) disse que não havia intercorrências de grande porte no bairro no fim de semana. (veja a nota na íntegra no final desta reportagem)
Estação de captação de água da CSA no Rio Amazonas, em Macapá
José Eduardo Lima/g1
Desligamento programado
Segundo a CSA, o desligamento programado ocorre por conta de uma grande operação na Estação de Tratamento de Água de Macapá (Etam) e na Captação de Água Bruta do Rio Amazonas.
A concessionária informou que devem ser feitas 10 ações simultâneas de manutenção, dentre elas a limpeza da tubulação interna na Captação de Água do Rio Amazonas.
“No decorrer do dia serão executadas desobstrução, troca de equipamentos, interligações de rede, entre outros. A programação de atividades segue até às 23h”, divulgou.
Ainda de acordo com a CSA, a previsão é que a rede volte a abastecer a cidade em torno de 60% nas primeiras 24h, 80% nas próximas 48h e 100% em 72h.
Os serviços vão causar impacto em até 29 bairros de Macapá. Veja a lista:
Zona Central: Trem, Nova Esperança, Santa Rita, Laguinho, Jesus de Nazaré e Central.
Zona Sul: Araxá, Beirol, Muca, Universidade, Santa Inês, Jardim Marco Zero, Buritizal, Jardim Equatorial, Pedrinhas, Novo Buritizal, Açucena, São José, Congós e Zerão.
Zona Norte: Pacoval, Novo Horizonte, Infraero I e II, São Lázaro, Jardim Felicidade I e II.
Zona Leste: Cidade Nova e Perpétuo Socorro.
Estação de captação de água da Caesa no Rio Amazonas, em Macapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Veja a nota da CSA sobre a falta de água no centro
A CSA informa que estava sem intercorrências de grande porte no período citado, no bairro central. Os sistemas foram paralisados somente às 5h da manhã desta terça-feira (2/5) para ações de melhoria nos serviços ofertados na capital. A parada programada executada hoje será finalizada às 23h e impactará o fornecimento de água dos bairros de Macapá em até 72h.
A empresa ressalta ainda, que disponibiliza o contato com a população através da Central de Atendimento, no 0800 086 0116, para esclarecimentos a população sobre ocorrências no sistema.
Serviços de manutenção que podem durar até 3 dias foram adiados
CSA/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá

Bookmark the permalink.